Translate

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SAIU NO DIÁRIO OFICIAL!

O Diário Oficial do dia 27/10/2010 destacou em sua capa o Projeto - Piloto de Controle Social "Educar para Controlar", lançado pelo Governo de Pernambuco, através da Controladoria Geral do Estado e implantado em nossa escola. Leia a matéria:





O Governo de Pernambuco, através da Controladoria Geral do Estado, está apoiando os alunos e gestores da rede pública estadual a administrar melhor e controlar os recursos destinados à sua escola. O projeto-piloto, chamado de “Educar para Controlar”, foi implantado na Escola de Referência em Ensino Médio Oliveira Lima, no Bairro da Boa Vista, no Recife, e deve ser expandido em 2011.
Na última quinta-feira, a escola recebeu a visita de integrantes do Fórum Permanente de Combate à Corrupção em Pernambuco - Focco/PE - para uma série de palestras. A chefe das Ações de Promoção do Controle Social, Juliana Santiago, explicou que o projeto foi iniciado em setembro, com a sensibilização dos gestores da escola. Em seguida, os alunos foram orientados.
“Explicamos como funciona o repasse de recursos do Governo para a escola, como o gestor deve gastar e o quanto deve ser destinado à manutenção e aos investimentos na estrutura”, explicou. Para levar o aprendizado à prática, os alunos elegeram os principais problemas da unidade e indicaram representantes de cada turma para acompanhar as melhorias.
Gestor - Jorge Henrique Pereira da Silva, aluno do 10 ano do Ensino Médio, foi eleito pela sua turma para ajudar na gestão da Oliveira Lima. “O ensino aqui é ótimo, mas temos problemas com os banheiros, ventiladores e a quadra. A escola pode melhorar e nós vamos ajudar”, enfatizou.
A gestora da unidade, Flora Maria da Fonseca, há três meses à frente do colégio, comemora a participação dos alunos. “O projeto será um apoio à nossa gestão democrática. E a conscientização dos alunos vai tornar a escola financeiramente viável”, ela destaca. “Sem o apoio deles, estamos marcando passo, sempre gastando dinheiro com os mesmos problemas. Os recursos são suficientes e os alunos vão ajudar a resolver os problemas”, enfatizou Flora.
Como parte do programa “Educar para Controlar”, os alunos assistiram ontem palestras sobre a atuação da Controladoria Geral da União, através do auditor Abelardo Lessa, sobre o Tribunal de Contas da União, com o secretário de Controle Externo do TCU em Pernambuco, Evaldo Araújo, e sobre a Secretaria da Fazenda do Estado, na palestra da auditora Jacqueline Alexandre. Há doze anos atuando no Programa de Educação Fiscal da Sefaz, Jacqueline afirma que, ao envolver os alunos na gestão da escola, “a CGE faz o melhor trabalho possível na área do Controle Social”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei! É vc mesmo. Poste seu comentário. Sua opinião é muito importante.