Translate

segunda-feira, 28 de março de 2011

CELULAR EM SALA DE AULA

O telefone celular é, certamente, uma das mais celebradas invenções da humanidade. Tornou-se objeto do desejo não apenas no sentido de termos acesso a um aparelho qualquer ou aos serviços a ele relacionados. A constante atualização de seu design e possibilidades técnicas (cada vez mais ampliadas) estimulada por acirrada competição entre empresas poderosas (Nokia, Motorola, Sony Ericsson, LG, Apple...) faz com que as pessoas, no mundo inteiro, troquem de aparelhos com enorme constância.
O uso dos celulares, no entanto, traz não apenas benefícios, mas em alguns casos, gera transtornos e dificuldades.
Em sala de aula, especificamente, o toque de um celular, ainda mais com a variedade de músicas e demais estilos (muitos deles cômicos) pode atrapalhar consideravelmente o andamento das ações previstas pelo professor. Portanto, o exemplo começa com ele e, depois, deve ser combinado com os alunos, seguido das devidas explicações, ou seja, dos motivos que levam a escola (sim, a instituição e não apenas o indivíduo, o profissional) a pedir aos alunos que deixem seus celulares desativados durante o dia de atividades educacionais.
Isto, certamente, inclui a questão do envio de torpedos com mensagens de texto. Esta prática, ainda que silenciosa, tira o foco dos alunos e pode, em muitos momentos, ser utilizada para fins indevidos, como passar respostas em provas ou testes...
Na hora do intervalo, na mudança de professores (período entre uma aula e outra), daí sim é possível que alunos e professores examinem seus celulares para verificar se há mensagens importantes ou telefonemas de retorno necessário. Ainda assim, cabe lembrar que isto não deve se tornar uma “neurose”, ou seja, não devemos nos tornar escravos do aparelho e dos serviços, tendo que a toda hora conferir as mensagens (como já foi detectado, por exemplo, com as pessoas que trabalham muitas horas por dia diante do computador e que se sentem compelidas a ver e-mails, atender comunicadores instantâneos, responder mensagens no Twitter...).


Queremos conhecer a sua opinião. Você acha correto o uso do celular em sala de aula? Dê sua resposta e justifique-a.

2 comentários:

  1. EU ACHO QUE SIM POIS A FACULDADES QUE DECHAM USAR O NETBOOK NA SALA DE AULA PARA FAZER PESQUISAS E DEPENDENDO DO CELULAR PODERIA AJUDAR EEM MUITA COISA COMO PROCURAR ALGO NO GOOGLE(CLARO QUE CELULARES COM INTERNET)

    ResponderExcluir
  2. sim sou a favor do uso do celular,não só do celular como de outras ferramentas eletronicas pois não podemos parar no tempo temos que nos adaptar as novas tecnologias!!!!!!(claro que deve existir o bom sensor por parte do aluno,então deveria ter um projeto para ensinar o aluno a associar as ferramentas tecnologicas com o estudo)

    ResponderExcluir

Ei! É vc mesmo. Poste seu comentário. Sua opinião é muito importante.