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domingo, 28 de julho de 2013

V MOSTRA DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS - TIMBAÚBA – PE



EREM Oliveira Lima – Turma 3º A - 2012



Produzindo Roteiro: Luz, Câmara, Ação
O Lirismo Pessoano e a 7ª arte em combate ao trabalho infantil.
1      Área de conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias
Autores - Educadores: 1- Caroline Araújo; 2- Rita de Cássia Ferreira
                  Educandos: 1-Breno Melquiades; 2-Danielle Pereira; 3- Edon Nunes; 4-Thiago Oliveira; 5-Laila Belarmino; 6-Isabela Nascimento; 7-Felipe Rodrigues; 8-Priscila Souza

Palavras – chave: produção audiovisual, literatura, trabalho infantil


Resumo:  A proposta inicial deste projeto é despertar nos educando o prazer pela literatura e pela análise de obras literárias de forma que possa refletir sobre elas e “transportá-las”para a realidade em que vivem, por meio de uma releitura cinematográfica.
Este trabalho tem como subsídios dois outros projetos em andamento na escola, Cinecabeça, projeto que estimula e difunde a prática de Cineclubismo em Pernambuco, e o Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) promovido pela Anamatra, que desperta o alunado para seus direitos e deveres enquanto cidadãos e futuros trabalhadores.

Objetivos:
1-Promover o estudo das obras pertencentes ao Modernismo, observando quais marcas formais e temáticas – transmitidas;
1-      Estimular nos educandos o interesse pela leitura e pesquisa de textos literários, fomentando a elaboração de estudos e trabalhos futuros;
2-      Trabalhar língua e linguagem na prática, de forma criativa, diferenciada e contextualizada ao se produzir uma narrativa que trata a questão do trabalho infantil e transformá-la em seguida num curta metragem.
Didatismo – Vivenciando o projeto.
Nesta experiência os alunos contribuíram não só com a  elaboração do enredo e do roteiro do curta metragem, mas também na composição dos personagens, na cenografia, na direção de fotografia, na iluminação captura e edição de imagens, figurinos e maquiagem. Dessa forma, os educando sentem-se motivados a descobrirem um pouco mais sobre o que é um curta metragem e como fazê-lo, como elaborar roteiro próprios para curtas, a participarem das discussões, sobre como melhorar o trabalho que se desenvolve coletivamente, a “saber ouvir” o outro, a descobrir  “o ator” ou “a atriz” interior.
Referências Bibliográficas:
Brasil Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Cortez, 1990.
Pessoa, Fernando. Obras em Prosa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1995.
Pessoa, Fernando. Antologia Poética. São Paulo: Moderna, 1994.
Pessoa Fernando. Mensagem. SP: FTD, 1992.
Pessoa, Fernando. O Eu Profundo e os outros Eus. (Seleção poética). Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1980.
Links de fontes eletrônicas:






 


 

 

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