EREM Oliveira Lima – Turma 3º A - 2012
Produzindo Roteiro: Luz, Câmara, Ação
O Lirismo Pessoano e
a 7ª arte em combate ao trabalho infantil.
1
Área de conhecimento: Linguagens, códigos e suas
tecnologias
Autores - Educadores:
1- Caroline Araújo; 2- Rita de Cássia Ferreira
Educandos: 1-Breno
Melquiades; 2-Danielle Pereira; 3- Edon Nunes; 4-Thiago Oliveira;
5-Laila Belarmino; 6-Isabela
Nascimento; 7-Felipe Rodrigues; 8-Priscila Souza
Palavras – chave: produção
audiovisual, literatura, trabalho infantil
Resumo: A proposta inicial deste projeto é despertar
nos educando o prazer pela literatura e pela análise de obras literárias de
forma que possa refletir sobre elas e “transportá-las”para a realidade em que
vivem, por meio de uma releitura cinematográfica.
Este trabalho tem como subsídios dois outros projetos em
andamento na escola, Cinecabeça, projeto que estimula e difunde a prática de
Cineclubismo em Pernambuco, e o Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC)
promovido pela Anamatra, que desperta o alunado para seus direitos e deveres
enquanto cidadãos e futuros trabalhadores.
Objetivos:
1-Promover o estudo das obras pertencentes ao Modernismo,
observando quais marcas formais e temáticas – transmitidas;
1-
Estimular nos educandos o interesse pela leitura
e pesquisa de textos literários, fomentando a elaboração de estudos e trabalhos
futuros;
2-
Trabalhar língua e linguagem na prática, de
forma criativa, diferenciada e contextualizada ao se produzir uma narrativa que
trata a questão do trabalho infantil e transformá-la em seguida num curta
metragem.
Didatismo – Vivenciando
o projeto.
Nesta experiência os alunos contribuíram não só
com a elaboração do enredo e do roteiro
do curta metragem, mas também na composição dos personagens, na cenografia, na
direção de fotografia, na iluminação captura e edição de imagens, figurinos e
maquiagem. Dessa forma, os educando sentem-se motivados a descobrirem um pouco
mais sobre o que é um curta metragem e como fazê-lo, como elaborar roteiro próprios para
curtas, a participarem das discussões, sobre como melhorar o trabalho que se
desenvolve coletivamente, a “saber ouvir” o outro, a descobrir “o ator” ou “a atriz” interior.
Referências Bibliográficas:
Brasil Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo:
Cortez, 1990.
Pessoa, Fernando. Obras em Prosa. Rio de Janeiro: Editora
Nova Aguilar, 1995.
Pessoa, Fernando. Antologia Poética. São Paulo: Moderna,
1994.
Pessoa Fernando. Mensagem. SP: FTD, 1992.
Pessoa, Fernando. O Eu Profundo e os outros Eus. (Seleção
poética). Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1980.
Links de fontes eletrônicas:
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